CUIDADOS PALIATIVOS



De acordo com a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE: “Cuidados Paliativos consistem na assistência, promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamentos de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.”

Organização Mundial da Saúde, 2002.

 

Os cuidados Paliativos são propiciados por uma equipe multidisciplinar, muitas vezes composta por profissionais médicos (as) especialistas, psicólogos (as), fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros.

 

Referidos cuidados são úteis em qualquer fase da doença, porém sua imprescindibilidade é marcante nos momentos em que a enfermidade progride e resulta em níveis elevados de sofrimento físico ao paciente. Geralmente os cuidados Paliativos são ministrados aos pacientes quando não há mais tratamentos disponíveis para a doença.

 

Os Cuidados Paliativos são imprescindíveis para assegurar uma boa qualidade de vida ao indivíduo que vivencia o processo natural da finitude humana. Os Cuidados Paliativos são ministrados no intento de propiciar ao doente amparo para os seus sofrimentos físicos, emocionais, espirituais, sociais e familiares. O papel do médico é tratar o sofrimento físico e os desconfortos do paciente com todos os recursos disponíveis.

 

“O desafio do médico é acertar na avaliação e no tratamento da dimensão física sem sedar o paciente. Infelizmente, no Brasil, todo mundo pensa que fazer Cuidados Paliativos é sedar o paciente e esperar a morte chegar. Muitos pensam que é apoiar a eutanásia, ou acelerar a morte, mas isso é um engano imenso.”

Ana Claudia Quintana Arantes

 

Para maiores informações me sigam nas minhas demais redes sociais!

 

Facebook:

Carmen Mariana S. de Barros

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616

 

Comentários

Postar um comentário