TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido também é conhecido como Termo de Consentimento Informado. Trata-se da materialização do princípio da autonomia do paciente, ou seja, é o instrumento utilizado para documentar a adequada prestação de informações do médico ao paciente. Deve ser utilizado quando envolver procedimentos que impliquem algum risco efetivo para o paciente, e quando for necessária a realização de procedimentos invasivos.

 

O médico deve analisar se o seu paciente tem capacidade para de fato decidir sobre os pontos cruciais referentes ao seu tratamento, visto que este é o cerne da relação médico x paciente, caso o paciente não esteja apto a decidir, alguém (responsável legal, tutor ou procurador) que tenha capacidade deve responder (autorizando ou negando) a intercorrência do ato médico que se pretenda praticar.

 

Os Termos de Consentimento não podem ser excessivamente técnicos, precisam ser pautados em uma linguagem compreensível ao entendimento do paciente. Quem deve explicar ao paciente os dispositivos abarcados no Termo de Consentimento é obrigatoriamente o médico. Termos de Consentimento devem ser discutidos entre Médico e Paciente. Não caberia por exemplo à secretária ou a qualquer outro, cumprir essa função.  

 

 Para maiores informações me sigam nas minhas demais redes sociais!

 

Facebook:

Carmen Mariana S. de Barros

 

Curtam a minha Página!

Carmen Mariana – Direito Médico em Defesa dos Profissionais da Saúde

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385 





Comentários