A MISTANÁSIA E SUA INCIDÊNCIA NO BRASIL


 
A mistanásia é uma terminologia derivada do grego “mis” significa “infeliz” e “thanatos é “morte” também é conhecida como eutanásia social, é uma realidade muito triste e dolorosa que infelizmente tem sido muito presente em nossa sociedade atual, visto o colapso causado ao sistema de saúde em decorrência da pandemia de COVID 19. A mistanásia é a morte miserável, e dentro de sua categoria é possível identificar sua ocorrência a partir de três situações.

A primeira situação se dá quando há grande massa de indivíduos doentes e deficientes que, em razão da hipossuficiência financeira, e por questões sociais e políticas. Sequer chegam à condição de pacientes, pois não conseguem ingressar efetivamente no sistema de atendimento médico.

A segunda situação ocorre quando os doentes conseguem ingressar no sistema de saúde, porém padecem terminando vítimas de erro médico.

A terceira situação incide no fato de pacientes acabarem vítimas de má-prática médica, por motivos sociopolíticos, econômicos ou mesmo científicos.

.

Atualmente assistimos nos noticiários o quão penosa está a situação dos pacientes e dos próprios profissionais da saúde, no combate à pandemia. A morte miserável que antes era uma mazela específica das populações mais carentes, hoje atinge até mesmo as classes mais abastadas. Ricos e pobres estão padecendo nas filas dos hospitais, e morrendo sem a assistência devida. Pois, a sociedade vive um momento crítico em que a falta de recursos atingiu à toda população. Não há leitos, e nem vacinas, não há remédios para pobres e nem para ricos, a morte miserável está atingindo a todos, sem distinção de classe social.





Comentários