MISTANÁSIA X PANDEMIA


 Atualmente vivenciamos uma das maiores crises de saúde da história mundial, em pleno século XXI, o mundo inteiro sofre com a dor, o adoecimento e a morte trazidos pela COVID-19. Vacinas foram e estão sendo produzidas, porém a situação ainda é precária no Brasil e na maior parte dos demais países.

Dados atuais fornecidos pelo Governo Brasileiro informam que no país o número de casos é 12.404.414; o número de óbitos é de 307,112; a incidência por 100mil habitantes é de 5902,7; enquanto a mortalidade por 100 mil habitantes é de        146,1 (dados atualizados até 26.03.2021, às 21h00).

Na data de hoje, 26 de março de 2021, o Brasil alcançou a triste marca de 3.650 mortes por Covid-19 em 24 horas, de acordo com o levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Recentemente diversos meios de comunicação, dentre eles o site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) relatou o colapso no sistema de saúde do Estado de Manaus, que sofreu com a falta de oxigênio para atendimento dos pacientes hospitalizados. As equipes de saúde locais necessitaram realizar ventilações manuais para tentar evitar a total piora dos pacientes. Centenas de pessoas morreram nas filas dos hospitais, nas enfermarias improvisadas, com falta de oxigênio, de leitos e até mesmo de macas. Situações parecidas ocorrem em outros Estados Brasileiros, no Paraná as equipes médicas reclamam da falta de kits de remédios necessários para a extubação de pacientes graves, bem como da falta de leitos em enfermarias e UTIs. Todo cenário vivido no país, é caótico, triste e lamentável, a ocorrência da mistanásia tornou-se frequente e tem provocado inúmeras feridas sociais, visto que milhares de indivíduos em situação de extrema vulnerabilidade estão sendo acometidos de mortes precoces, miseráveis e evitáveis. Pois, muitos poderiam ter se recuperado ou se recuperar com vida, dessa doença, se conseguissem receber o tratamento adequado. O que infelizmente é complexo e difícil, visto o colapso do sistema de saúde,  com a falta de leitos, medicamentos, aparelhagem e profissionais especializados.  

 

FONTES:

https://covid.saude.gov.br/

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/26/covid-19-no-brasil-26-3-2021

http://www.cofen.gov.br/coronavirus-como-o-sistema-de-saude-de-manaus-chegou-ao-colapso_84518.html

 

 

 

 

Comentários