O MÉDICO PODE NEGAR-SE A ATENDER UM PACIENTE?

 


Diferentemente do que muitos profissionais imaginam, o médico pode sim renunciar a prestar atendimento ao paciente. Entretanto é imprescindível que estejam presentes alguns quesitos para que a negativa seja justa e não gere prejuízos ao paciente e ao profissional.

.

O médico possui autonomia para renunciar o atendimento ao paciente, e essa decisão será legítima quando houver justa causa, ou seja, em casos de quebra de confiança por ausência de diálogo, excessiva desconfiança por parte do paciente, falhas na comunicação, descrédito e até mesmo violação à autoridade científica. O médico estará amparado por justa causa para recusar-se a continuar prestando assistência ao paciente.

.

Entretanto, a autonomia do médico nesse sentido possui limites, visto que para que a recusa de atendimento a determinado paciente (a), seja legítima é imprescindível que não haja risco à vida ou a saúde do paciente, se existir risco o médico deve atendê-lo.  

.

Ressalte-se ainda, que para que o profissional da saúde possa recusar atender um paciente é necessário que haja a disponibilidade de outro profissional para dar continuidade ao tratamento.

 

Para maiores informações me sigam em minhas demais redes sociais!

 

Facebook:

Carmen Mariana S. de Barros

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616

 


Comentários