O MÉDICO PODE USAR O WHATSAPP EM AMBIENTE HOSPITALAR?

 




O profissional da medicina pode sim utilizar o aplicativo whatsapp e outros similares em ambiente hospitalar, e na interação com pacientes e outros profissionais da saúde. Entretanto é imprescindível que tome alguns cuidados.

Em decorrência do processo consulta n° 50/2016, o Conselho Federal de Medicina – CFM, emitiu o PARECER n° 14/2017 que regulamenta o uso do whatsapp em ambiente hospitalar.

A ementa do parecer ressalta:

 

É permitido o uso do Whatsapp e plataformas similares para comunicação entre médicos e médicos em caráter privativo, para enviar dados e tirar dúvidas, bem como em grupos fechados de especialistas ou então do corpo clínico de uma instituição ou cátedra, com a ressalva de que todas as informações passadas tem absoluto caráter confidencial e não podem extrapolar os limites do próprio grupo, nem tampouco podem circular em grupos recreativos, mesmo que composto apenas por médicos.   

.

Do ponto de vista jurídico interno do Conselho Federal de Medicina, o uso de aplicativos como o whatsapp e congêneres já faz parte da realidade de médicos, corpo clínico e pacientes. É um recurso tecnológico que pode sim ser utilizado em ambiente hospitalar, entretanto, deve-se observar algumas regras.

É possível a formação de grupos de profissionais médicos, porém o grupo deve ser formado exclusivamente por médicos com inscrição no CRM, e os grupos devem ter como objetivo principal a discussão de casos clínicos que demandem a intervenção de diversas especialidades médicas.

Os grupos compostos por médicos devem existir com o intento de beneficiar os pacientes, através de suporte mútuo entre os profissionais, jamais qualquer informação disposta nesses grupos, poderá ser utilizada em grupos recreativos, ainda que estes sejam compostos apenas por médicos. Cada profissional é pessoalmente responsável pelas opiniões, informações, e palavras que utiliza, lembrando que sempre devem se ater aos limites da moral e da ética médica.

 

Para maiores informações me sigam em minhas demais redes sociais!

 

Facebook

Carmen Mariana S. de Barros

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616

 

 

Comentários