MÉDICO (A) VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS REQUISITOS DE VALIDADE DO PRONTUÁRIO MÉDICO?

 


 


1° REQUISITO: AUTENTICIDADE

A autenticidade refere-se à titularidade do registro e das informações que nele constam. Via de regra, é o próprio profissional da saúde que verifica se o registro é autentico ou não. O requisito é aferido por meio da verificação do carimbo e da assinatura do médico.

 

2° REQUISITO: INTEGRIDADE

No que se refere a integridade, é necessário que o documento seja legível, que todos os espaços tenham sido devidamente preenchidos, e os espaços em branco inutilizados. Para ser considerado válido é imprescindível que o prontuário tenha sido elaborado de forma cronológica, deve estar numerado e não pode conter rasuras.

 

3° REQUISITO: TEMPESTIVIDADE

Sobre a tempestividade, deve-se observar que a data constante no prontuário médico deve ser correspondente à data em que o procedimento tenha sido realizado.

 

O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA EM SEU ART. 87

Veda ao médico (a):

“Deixar de elaborar prontuário legível para cada paciente.”

 

O Prontuário Médico é um dos documentos médicos mais relevantes, pois nele consta toda a história clínica do paciente. Em que pese seja considerado um documento único pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Na prática não é composto por um único corpo, como ocorre com outros documentos médicos. Dentro do Prontuário devem estar anexados todos os atestados, receituários, resultados de exames, dentre outros. O Prontuário Médico é o documento que representa a história de saúde do paciente dentro de determinada Instituição.

Se gostou da dica, curta, compartilhe, marque o seu amigo e me siga nas redes sociais!

 

DIREITO MÉDICO POR AMOR!

Comentários