CONHEÇAM OS 7 (sete) REQUISITOS PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DO RECEITUÁRIO MÉDICO

 

1° REQUISITO: ELABORAÇÃO DE 3 (TRÊS) VIAS

É importante que o médico elabore obrigatoriamente uma via do receituário médico para o paciente, uma via para a farmácia/drogaria que em determinados casos necessita reter o receituário e elaborar uma via para anexar ao prontuário do paciente, esta deve ser colhida mediante recibo.

2° REQUISITO: LETRA LEGÍVEL 

É imprescindível que o receituário médico seja descrito pelo profissional de forma concisa e inteligível, para não prejudicar a compreensão do paciente e também do profissional farmacêutico que fará o atendimento do paciente posteriormente.

3° REQUISITO: EVITAR A UTILIZAÇÃO DE CÓDIGOS E ABREVIATURAS

Se faz necessário que o médico assistente não utilize de simples siglas, códigos ou abreviaturas, principalmente no que se refere à DOSAGEM DE MEDICAMENTOS. As informações que constam no receituário médico devem ser descritas de modo a assegurar a fácil compreensão do paciente.

4° REQUISITO: CONSTAR OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE

O Receituário Médico deve constar os dados de identificação do paciente de forma completa, sem abreviaturas. Ex: nome completo, endereço completo e etc.

5° REQUISITO: PESSOALIDADE NA ELABORAÇÃO DO RECEITUÁRIO

O Receituário Médico deve obrigatoriamente ser elaborado pelo MÉDICO que atendeu o paciente, a elaboração do receituário jamais poderá ser delegada a outrem. 

6° REQUISITO: NÃO PRESCREVER TRATAMENTOS “SOS”

O médico deve prescrever o tratamento exato, e deve abster-se de prescrever tratamentos do tipo “se necessário”.

Ex: Administrar 20 gotas de dipirona, se a temperatura axilar for acima de 37°, em intervalo mínimo de 06h00.

7° REQUISITO: IDENTIFICAÇÃO COMPLETA DO MÉDICO

O profissional deve fazer constar no prontuário médico o seu nome completo, assinatura e número de registro no CRM e também RQE (quando for o caso).

Atuar no cuidado para restabelecer e preservar a saúde das pessoas é muito mais do que exercer uma profissão, é trabalhar dia a dia por uma missão. Guardo em meu coração todo respeito e admiração pelos profissionais da área da saúde. E por isso, criei esse canal de comunicação para democratizar o conhecimento do direito médico e auxiliar nossos valorosos profissionais no melhor desempenho de suas missões.  

Se gostou das dicas, curta, compartilhe, marque o seu amigo e me siga nas redes sociais!

DIREITO MÉDICO POR AMOR!


Comentários