RESENHA DO LIVRO: ENQUANTO EU RESPIRAR

 

        

 


Esse livro foi escrito por Ana Michelle Soares em publicado em 2019, trata de uma temática bem delicada, AnaMi é portadora de câncer metastático e desde os 28 anos se trata. No início do tratamento a cura da doença era o objetivo, que foi alcançado, porém por pouco tempo. Logo, Ana Michelle descobriu metástases espalhadas por todo o seu organismo, de modo que os tratamentos que realiza desde então não podem curar o seu corpo, mas visam “controlar” a doença, evitando ao máximo a sua progressão. E deste modo, busca dar mais tempo de vida com qualidade à AnaMi, bem como, amenizar suas dores, desconfortos e sofrimentos.

A autora Ana Michele e Renata foram melhores amigas, ambas tinham o mesmo diagnóstico, e na luta contra o câncer criaram o perfil no instagram @paliAtivas   onde narraram as suas dores, suas lutas, as conquistas e as alegrias, o perfil atualmente é gerenciado apenas por AnaMi, pois Renata faleceu em 2018.

A obra é emocionante, eu que sou sensível não chorei pouco, ao contrário do que muitos podem imaginar, o foco do livro não é a morte e sim a vida.

Com pouco tempo de vida pela frente AnaMi e Renata desbravaram a existência, e decidiram fazer valer a pena cada dia e cada minuto sobre a terra. Decidiram conectar-se com a sua verdadeira essência, valorizar os bens mais valiosos e imateriais (as pessoas que amam), decidiram deixar para trás mágoas, rancores e remorsos. Perdoaram pessoas que as magoaram e se perdoaram. Elas nos deixam valiosas lições, dentre as quais a que mais me marcou é que você não precisa estar morrendo para valorizar a sua vida e tudo de maravilhoso nela há.

Essa obra é do tipo que remexe as estruturas do ser humano, com certeza deve ser lida e relida por que busca um novo olhar para o mundo e para a vida.   

 

Comentários