O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS?

 


Desde que se iniciou a CPI da COVID- 19, muitas ideias errôneas tem surgido a respeito dos Cuidados Paliativos, e a desinformação tem se disseminado por toda a sociedade através das mídias.  

Infelizmente, muitos profissionais da própria área da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros, não sabem o real significado dos Cuidados Paliativos.

Os Cuidados Paliativos são destinados aos indivíduos que possuem um diagnóstico de uma doença grave, progressiva, incurável e que ameace a continuidade da vida. Infelizmente há situações em que a ciência e a medicina não são capazes de propiciar a cura ao paciente. Entretanto é vedado ao médico abandonar o seu paciente, ainda que a cura de sua doença não seja possível.

E os Cuidados Paliativos são importantes justamente nesse aspecto, de não abandonar o paciente, de acolhê-lo, via de regra o enfermo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, pois seu sofrimento precisa ser tratado. O ser humano possui o sofrimento emocional, familiar, social, psicológico e espiritual, e necessita ser amparado em ambas as dimensões.

As equipes multidisciplinares são compostas por diversos profissionais da área da saúde que buscam dar todo apoio, assistência e condições de dignidade que os pacientes necessitam. Os paliativistas seguram a mão de seus pacientes e não os abandonam, seguem firmes oferecendo dignidade até o seu último suspiro.

Os Cuidados Paliativos não tem absolutamente nada a ver com suicídio assistido, eutanásia ou morte medicamentosa. Os profissionais que atuam com cuidados paliativos visam assegurar dignidade e qualidade de vida aos seus pacientes pelo tempo que estes tiverem, sem apressar ou retardar o momento de sua morte.

Se gostou das dicas, curta, compartilhe, marque o seu amigo (a) e me siga nas redes sociais!

DIREITO MÉDICO POR AMOR!

Comentários