OS SENHORES CONHECEM OS REQUISITOS PARA A ELABORAÇÃO DO ATESTADO PARA REPOUSO?


 

O médico assistente necessita observar alguns requisitos no momento de emitir ao seu paciente atestado para repouso.

Um dos critérios para tal, é a identificação completa do paciente, sem abreviaturas, bem como, anexar cópia de seu documento de identificação, acrescentar a informação do dia e horário da consulta.

O carimbo não é imprescindível, desde que seja acrescentado o nome completo do médico, n° do CRM, e sua assinatura.

Para evitar possíveis fraudes, o médico deve especificar o tempo de dispensa que deverá ser concedido ao paciente, para a sua recuperação. Deve escrever por extenso o número de dias necessários de afastamento das atividades laborais/acadêmicas do paciente para o restabelecimento de sua saúde. Além de escrever por extenso, é necessário que o número de dias seja escrito com 0 à esquerda. Os dados devem ser registrado de forma legível, o diagnóstico não deve constar nos atestados, exceto quando expressamente autorizado pelo paciente, e nesses casos o médico deve coletar a assinatura do paciente, autorizando a divulgação do CID.

É importante que o atestado seja emitido em 2 (duas) vias, uma para o paciente e outra para ser anexada ao prontuário deste.

A emissão de atestado é ato médico indelegável, logo, tal documento jamais poderá ser redigito pela secretária ou demais colaboradores do profissional médico, apenas o próprio profissional pode emitir o atestado.

 

Se gostou das dicas, curta, compartilhe, marque o seu amigo (a) e me siga nas redes sociais!

 

DIREITO MÉDICO POR AMOR!

Comentários