RELAÇÃO MÉDICO X PACIENTE


 

A relação entre médico e paciente deve ser pautada nos princípios da BIOÉTICA. Da antiguidade até os dias atuais muitas transformações ocorreram nas relações entre os pacientes e os profissionais da saúde. Enquanto no passado a relação entre médico e paciente era vertical, hodiernamente essa relação é marcada pela horizontalidade. Os principais princípios que norteiam essa relação são o Princípio da Beneficência, Não Maleficência, Autonomia da Vontade e Princípio da Justiça.

.

O Princípio da Beneficência relaciona-se ao dever ético de maximizar os benefícios o minorar os prejuízos, ou seja, deve-se promover ao máximo os benefícios e evitar os malefícios.

.

O Princípio da Não Maleficência este princípio acaba por complementar o anterior, pois, contempla o ideal de não causar danos intencionais aos demais indivíduos.

.

O Princípio da Autonomia da Vontade este princípio ressalta a importância do médico respeitar a vontade de seu paciente, pois exceto em algumas situações específicas, cabe ao doente decidir sobre as práticas diagnósticas e terapêuticas a que quer se submeter.

 

E o Princípio da Justiça segundo o qual o profissional da saúde deve atuar com equidade, almejando sempre o bem de seu paciente, a escolha dos tratamentos a serem aplicados não pode ser imbuída de interesses escusos.

 

Para maiores informações me sigam nas minhas demais redes sociais!

Facebook:

 

Carmen Mariana S. de Barros

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616

Comentários