DISTANÁSIA X ORTOTANÁSIA



Com o avanço das tecnologias e da medicina os tratamentos de saúde tornam-se cada dia mais complexos e eficazes, alguns autores chegam a afirmar que nos dias atuais é quase impossível morrer sem a anuência de um médico.

Durante muitos séculos a medicina desempenhou um papel extremamente paternalista em nossa sociedade, e os tratamentos médicos eram definidos exclusivamente pelo profissional da saúde. Ao paciente cabia o dever de aceitar e cumprir as recomendações do médico. Durante séculos o inconsciente dos médicos, foi permeado pela ideia de que a morte era uma inimiga a ser vencida, e que o bom médico era aquele que conseguia livrar o paciente da temida morte. A junção desse ideal e o avanço das tecnologias, descobertas científicas e aprimoramento de tratamentos e terapias, a distanásia ganhou destaque nas mais diversas sociedades.

.

Distanásia é um termo de origem grega que remete a ideia de morte lenta, e sem qualidade de vida, a distanásia configura-se pela obstinação terapêutica, aplicação de tratamentos fúteis, ou seja, terapêuticas que não podem curar ou restabelecer a saúde do paciente, apenas prolongam o processo de morrer, adiando a morte iminente.

.

Ortotanásia também é um termo de origem grega que remete ao ideal de morte no tempo certo, a ortotanásia visa combater a distanásia, na ortotanásia o médico pode suspender tratamentos invasivos e fúteis aos pacientes terminais, visto que tais tratamentos não podem realmente promover a melhora do paciente. Na maioria das vezes apenas promovem o prolongamento da dor, do sofrimento e do processo de morrer. No Brasil a ortotanásia é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, por meio da Resolução 1.805/06.

.

A ortotanásia visa assegurar ao indivíduo a preservação de sua dignidade, há uma quebra de paradigma e a morte antes vista como inimiga a ser vencida, passa a ser aceita como uma fase da vida, a finitude humana é irreversível, e ao médico cabe cuidar de seu paciente aliviando suas dores e sintomas da doença, propiciando qualidade de vida ao seu paciente até o seu último suspiro.

.

Para maiores informações me sigam nas minhas demais redes sociais!

Facebook:

 

Carmen Mariana S. de Barros

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616


 

Comentários