DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA HEMOFILIA

 



A data de hoje, 17 de abril, foi instituída para alertar a sociedade a respeito da hemofilia e dos transtornos que ela pode causar aos seus portadores.

A Hemofilia é uma doença hereditária da coagulação, que impede que os pacientes consigam formar adequadamente o coágulo de sangue. O que ocasiona sangramentos intensos, em incidentes corriqueiros como arranhões e pequenos ferimentos, que podem ser gerados por uma queda em casa, por exemplo.

 

O fator gerador da hemofilia se dá em razão de alterações no cromossomo X, o que altera a quantidade de fator VIII (oito) ou fato IX (nove) no sangue, geralmente se mantém a mesma durante toda a vida.

 

A doença provoca sangramentos, que podem ser externos ou internos, os cortes na pele levam tempo maior para que o sangramento cesse, mucosas como gengivas, nariz, dentre outros, também podem sangrar após um trauma, ou mesmo, sem nenhuma razão aparente. A maioria dos sangramentos são internos, ou seja, dentro do corpo, em locais que o indivíduo não consegue ver, como nos músculos.

 

Via de regra o tratamento realizado é intra venal, ou seja, pela veia, em que se faz a reposição do fator deficiente. O paciente necessita realizar exames regularmente e jamais utilizar remédios que não sejam prescritos pelos médicos.

 

FONTE:

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/hemofilia.htm

  

Para maiores informações me sigam em minhas demais redes sociais!

 

Facebook

Carmen Mariana S. de Barros

 

e-mail: carmenmariana2011@hotmail.com

whats: (41) 9 9683-7323/ tel: (41) 3239-2385

 

Instagram:

@dra.carmenmariana

@marianasantos3616

 


Comentários