RESENHA DA OBRA "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES"

 



 

A autora Emily Brontë escreveu essa obra literária incrível, intitulada “O Morro dos Ventos Uivantes”, a trama tem como pano de fundo o amor proibido entre Catherine Earnshaw, carinhosamente apelidada de Cathy e Heathcliff (um jovem cigano, adotado pelo pai de Catherine).

O senhor Earnshaw, encontrou Heathcliff perdido e levou-o consigo para casa, decidido a adotá-lo, sua esposa e seus filhos não aprovaram a decisão, mas tiveram que aceitar. Com o passar do tempo Catherine afeiçoou-se ao menino e tornaram-se melhores amigos, Heathcliff era muito amado por seu pai adotivo, e despertava intenso ciúmes em seu “irmão” Hindley Earnshal. Quando o senhor Earnshaw faleceu, Hindley relegou Heathcliff à condição de um simples criado. O menino que até então fora tratado como o filho amado do patrão, passou a ser tratado como mero serviçal da casa, sendo proibido de estudar, impedido de adentrar a casa livremente como antes, de gozar da companhia dos amigos de Catherine, privado de ter boas roupas e até mesmo de usufruir de seu antigo quarto. O jovem Heathcliff recebeu um tratamento péssimo, e passou a nutrir muito ódio em seu coração, vingou-se da maneira mais cruel, e naturalmente viveu uma vida amargurada e infeliz, a trama inteira possui um enredo muito sombrio, e encantador ao mesmo tempo.

A obra é um clássico da literatura mundial, denota os costumes de uma época, bem como, a sua cultura singular, e com toda certeza é uma história que vale a pena ser lida.

Comentários