TEORIAS ÉTICAS QUE PROPÕEM MODELOS DE BIOÉTICA

 



 

MODELO PERSONALISTA

O modelo Personalista de bioética foi proposto por Elio Sgreccia, do Instituto de Bioética da Università Cattolica del Sacro Cuore, de Roma, na Itália, possui em sua base a pessoa humana. De acordo com o autor é obrigatório o agir moral, visto a natureza do ser humano que é uma criatura racional. O ideal de moral deve ser fundado com base na natureza humana, deste modo, seria universal e contemplaria a todos os indivíduos indistintamente. A vida e a liberdade dependem uma da outra e para se respeitar a liberdade é imprescindível que se proteja a vida na qual a liberdade está inserida.

 

MODELO PRINCIPIALISTA

Idealizado por Beauchamp e Childress (em 1970), os autores desenvolveram princípios voltados para a ética médica. De acordo com os pesquisadores a bioética deveria ser balizada observando-se 3 princípios essenciais. A autonomia (respeito pelas pessoas, respeito por suas escolhas), ressalte-se que pessoas incapazes de exercer a autonomia deveriam ser protegidas. O princípio da beneficência e não maleficência (obrigação de não causar dano), maximizando os benefícios e minimizando possíveis riscos. E o princípio da justiça (tratando os iguais de forma igual), nesses casos é necessário avaliar quais as diferenças entre os homens, pois muitas circunstâncias diferenciam as pessoas entre si.

 

ÉTICA DESCRITIVA E MODELO SÓCIOBIOLÓGICO

De acordo com essa linha de raciocínio os princípios e valores que norteiam determinada sociedade identificam-se com as crenças e os costumes daquele grupo em determinada época, os valores e princípios seriam a expressão cultural de um tempo. O problema desse modelo, é que ele assume o reducionismo, ou seja, reduz o homem a um momento histórico. “A Bioética se dissolve em uma ética dos costumes sociais e do comportamento da coletividade.”

 

Fonte/Livro

Bioética: Pessoa e Vida

(editora difusão)

 

Se gostou das dicas, curta, compartilhe, marque o seu amigo e me siga nas redes sociais!

 

DIREITO MÉDICO POR AMOR!

Comentários