RESENHA DO LIVRO "O JEITO HARVARD DE SER FELIZ"

 



A obra foi escrita por Shawn Achor que é psicólogo, pesquisador assíduo da relação entre felicidade e sucesso, e professor na universidade de Harvard. De acordo com o autor “Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso.”

O livro traz apontamentos importantes para todos nós, “cidadãos contemporâneos”, que a todo tempo somos cobrados por produtividade e conquistas. Infelizmente ainda não aprendemos a “filtrar” os valores que norteiam a nossa sociedade e deixamos muitas vezes que o “valor ter” seja mais observado do que o “valor ser”.

O autor da obra além de professor da famosa Universidade de Harward, conviveu por muitos anos com os acadêmicos de forma muito próxima, pois para realizar os seus estudos, morou nas instalações da Universidade, dividindo dormitórios e espaços comuns com os alunos. Essa vivência pode proporcioná-lo observar de perto a forma como os acadêmicos interagiam entre si, e lidavam com o estresse devido as grandes exigências acadêmicas vivenciadas.

Dentre as diversas lições trazidas na obra, a que mais me marcou refere-se a importância da manutenção dos vínculos sociais. Ter bons relacionamentos familiares e principalmente de amizade são fatores determinantes para a felicidade e consequentemente o sucesso. Em tempos em que as cobranças externas e principalmente internas alcançam o seu ápice, uma das melhores decisões que o indivíduo pode ter é manter o convívio com as pessoas que ele ama e que lhe fazem bem. Essas interações desestressam e fortalecem o intelecto, são suporte para uma vida mais leve, uma existência com maior significado, mais felicidade e possibilidade de sucesso.  

 

 

Comentários