PRIMEIRO TRANSPLANTE DE RIM DE ANIMAL PARA SER HUMANO REALIZADO COM SUCESSO NOS EUA

 

 


O procedimento foi realizado no Langone Health, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, a cirurgia foi realizada numa paciente com morte cerebral declarada, seus familiares concordaram com a realização do experimento, antes que a paciente fosse desconectada dos equipamentos de suporte à vida.

Fora utilizado o rim de um porco geneticamente modificado para que não ocorressem rejeições do corpo humano para com o organismo não humano. O avanço científico pode ser de grande auxílio para minimizar a carência de órgãos humanos disponíveis para transplantes.

 

“O transplante experimental deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal – possivelmente no próximo ano ou dois, disse Montgomery, ele mesmo um receptor de transplante de coração. Os ensaios poderão testar a abordagem como uma solução de curto prazo para pacientes críticos até que um rim humano esteja disponível – ou como um enxerto permanente.

Como o experimento atual envolveu um único transplante – e o rim foi deixado no local por apenas três dias –, testes futuros provavelmente irão descobrir novas barreiras a serem superadas, disse Montgomery. Os participantes provavelmente seriam pacientes com baixa probabilidade de receber um rim humano e um prognóstico ruim em diálise.

Para muitas dessas pessoas, a taxa de mortalidade é tão alta quanto para alguns tipos de câncer, e não pensamos duas vezes antes de usar novos medicamentos e fazer novos testes [em pacientes com câncer] quando isso pode dar a elas alguns meses a mais de vida, declarou o médico.

Ele também afirmou à Reuters que os pesquisadores trabalharam com especialistas em ética médica, jurídicos e religiosos para examinar o processo antes de pedir a uma família acesso temporário a um paciente com morte cerebral.

O porco geneticamente modificado, apelidado de GalSafe, foi desenvolvido por uma subsidiária da empresa americana de biotecnologia de capital aberto, a United Therapeutics Corporation. Foi aprovado pela FDA (equivalente americana à Anvisa brasileira) em dezembro de 2020 – para uso como alimento para pessoas com alergia a carne e como uma fonte potencial de tratamento humano.

Produtos médicos desenvolvidos a partir dos porcos ainda necessitariam de uma aprovação específica da FDA antes de serem usados em humanos, disse a agência regulatória. Outros pesquisadores estão considerando se os porcos GalSafe podem ser fontes de tudo – desde válvulas cardíacas a enxertos de pele para humanos."

 

Conforme já fora explanado é demasiado importante observar que, até que a técnica de transplante de rim de “porquinhos” em humanos se torne uma realidade. Muito ainda será testado e aprimorado cientificamente, entretanto, é inegável que avanços relevantes estão acontecendo no momento atual.  

.

FONTE:

https://g1.globo.com/saude/noticia/2021/10/20/em-feito-inedito-cirurgioes-dos-eua-testam-com-sucesso-transplante-de-rim-de-porco-em-humano.ghtml


Se gostou das dicas, curta, compartilhe, marque o seu amigo (a) e me siga nas redes sociais!

DIREITO MÉDICO POR AMOR!

Comentários